Tudo que se pretende realizar se torna mais eficiente quando planejado, o que não é diferente quando diz respeito ao ato de estudar. Como atividade de reconhecimento das vantagens do planejamento, procure planejar as atividades do dia, da semana, do mês e do ano. Ao visualizar as ações do dia, distribuindo-as por períodos de tempo, pode-se observar como grande quantidade de tarefas são realizadas, o que não aconteceria sem organização.
Racionalizando o horário das atividades, simplifica-se o estudo podendo suprimir etapas inúteis, evitando o improviso e reservando tempo também para atividades de lazer sem preocupações quanto a trabalhos acumulados, e ou atrasados.O lugar onde vai estudar deve ser calmo e tranqüilo, evitando ou minimizando interferências externas. Se possível, avise aos outros que pretende estudar e que não deseja ser interrompido. Deixe os telefonemas e conversas para os intervalos.Mantenha à mão tudo que acredite ser preciso, como lápis, caneta, marcadores de texto, papéis para anotações, dicionário, livros relacionados, relógio etc. Assim você evita ter que se levantar para buscar alguma coisa. Mas cuidado para não se distrair com esses objetos.
A idéia é evitar interromper a seqüência de leitura e raciocínio, pois isso causa perda de concentração e diminuição do rendimento.Valorizar o hábito de estudar regularmente, definindo prioridades o que será de grande benefício. Assim, procure conhecer as modalidades das provas, o que se espera do estudante para determinada avaliação, quais os programas que as precederam, quais competências são exigidas dos candidatos, duração das avaliações entre outras informações. Atentar para as matérias básicas de cada disciplina facilitará a compreensão da totalidade.
Além disso, evitar estudar sem parar, o cansaço faz perder a concentração, diminuindo o rendimento. Estudar por sessões de cinqüenta minutos, com intervalos de 10 a 20 minutos pode ter maior rendimento que muitas horas sem intervalo. Esses períodos serão utilizados de forma mais eficiente se forem utilizados para se alimentar, fazer exercícios de relaxamento e alongamento, ou sair um pouco do ambiente de estudo. Ao retornar haverá mais disposição para recomeçar.
Desta forma, é imprescindível que um estudante que deseja melhorar o tempo reservado para estudar aprenda a se organizar.